theUpperfield
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

4 posters

Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by iceman Tue Oct 06 2009, 14:05

bom.. isto ainda não é propriamente uma review d' "o evangelo segundo saramago". é apenas uma pré-review. Smile
pré porque ainda só li o primeiro capítulo, mas já estou a adorar.

e, pelo pouco que li, já deu para perceber que há um cuidado imenso com os pormenores, e que me despertou a curiosidade para algumas coisas.

por exemplo, para quem teve uma educação católica ou conhece um pouco do novo testamento e que costuma ou costumava ouvir sermões nas missas do dia de Páscoa pelo menos, sabe que há uma conotação negativa dada à figura dos soldados que dão de beber ao jesus vinagre misturado com fel e depois simplesmente àgua com vinagre.
saramago, na descrição inicial de uma pintura sobre o calvário, chama coitado ao soldado pois "depois para sempre, será vítima de uma calúnia[...] ter dado vinagre a Jesus ao pedir ele água". isto porque pelos vistos, àgua com vinagre seria, naquela altura uma bebida comum, e vinagre com fel e/ou mirra seriam para aliviar as dores.
uma rápida pergunda ao google diz:
http://www.carm.org/bible-difficulties/matthew-mark/was-vinegar-given-jesus-cross-mingled-gall-or-myrrh

pergunto-me se esta questão é propositada de uma igreja católica que investe muito no sofrimento e na vitimização ou se é fruto de padrecos mal orientados e mal formados...


esta é uma obra que, para já, me parece uma crítica ao fundamentalismo católico e às interpretações à letra do novo testamento. mas também me parece ter qualquer coisa de fundamentalismo ateu misturado. daquele que também só olha à interpretação à letra...

...no fim se verá.



p.s. acho que todos devemos assumir que tudo o que se possa dizer do novo testamento serão sempre considerações subjectivas. tratam-se apenas de livros escritos em diferentes alturas no tempo, com base em relatos de pessoas e dos quais não temos muitas mais referências. mesmo assim sempre considerei fantástico como é que, nestas condições, todos têm uma enorme consistência e coerência na história que contam.
assim, cada um que se valha da sua fé e do seu bom senso para perceber o que quiser perceber e aceitar o que quiser aceitar.
iceman
iceman
Indivíduo elfo jeitoso

Number of posts : 1844
Registration date : 2008-09-15

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by iceman Tue Jun 01 2010, 22:40

já andava para escrever isto há uns meses, mas a vontade era tanta…

conhecem aquela sensação que dá quando olhamos para um livro que temos que ler mas que custa tanto pegar-lhe? aquela sensação de pegar no livro de Filosofia para estudar para o teste daqui a uma semana...?

era assim que eu me sentia com este, e até para escrever a review.. 

isto porquê?
não, não é a maneira intratável do senhor escrever, que para mim mais não é que puro marketing. é como aquelas miúdas que se vestem de preto e rapam o cabelo “só para serem diferentes”...

como descrevi no post inicial, aquilo até estava a ser fixe. “no início era o verbo e o verbo era” o Saramago... tudo muito simples, bem pensado, bem estudado, bem descrito… bom mesmo.
claro que ler uma história da qual já sabemos todos os pormenores, mas que é descrita de uma maneira mais crua e simplista, à partida pode resultar mal. mas esta não é uma história qualquer.
e achei um exercício extremamente interessante, e até “refrescante”, olhar para aquela história em particular de uma maneira menos emocional... e mais terrena até.

só que, aí a 1/3 do fim, dá a ideia que o senhor se fartou daquilo que estava a escrever e se lembrou que o objectivo original era criticar a igreja de tudo o que de mal tem e fez até agora.
e foi mesmo assim! de repente começa a falar em milagres de Jesus e a metaforizar Deus e o Diabo e a gastar páginas e páginas com descrições de martírios... que acabou por me deixar ainda mais enfadado do que já estava. e eu que até já sabia a história toda.

enfim. acabou por me trazer muito pouco de novo.
iceman
iceman
Indivíduo elfo jeitoso

Number of posts : 1844
Registration date : 2008-09-15

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by naveed Wed Jun 02 2010, 00:13

Pois, tenho a mesma ideia acerca do Saramago: ele é um bocado secas, e sim, sei a sensação de olhar pra um livro e ser um sacrifício pegar-lhe.
Por isso agora, aos que me acontece isso não lhes pego mais, porque o meu tempo é precioso e rende mais se pegar no próximo livro... e mai nada.
Já tenho ali uns 2 ou 3 que não acabei. Cool
naveed
naveed
Usuário respeitável

Number of posts : 474
Localização : Zurich - Confederatio Helvetica
Registration date : 2008-09-13

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by eGyptian Wed Jun 02 2010, 12:18

fogo, conseguiste ir até 1/3 do filme?

eu devo ter lido umas 20 páginas...

Saramago, nao obrigado. Pode ser um grande escritor, mas nunca consegui ler um livro dele. Fico sempre pelas primeiras páginas. Agora já nem tento. Esse foi o último que tentei...
eGyptian
eGyptian
Usuário respeitável

Number of posts : 723
Localização : Munich - Deutschland
Registration date : 2008-09-24

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by iceman Wed Jun 02 2010, 12:29

diz que o ensaio sobre a cegueira até se lê bem.

eu ainda quero ler esse, o memorial do convento e as intermitências da morte.
pelo menos vou tentar. Smile
iceman
iceman
Indivíduo elfo jeitoso

Number of posts : 1844
Registration date : 2008-09-15

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by powers Wed Jun 02 2010, 13:19

Eu adorei o ensaio sobre a cegueira...e foi o único que li, por isso nao tenho grande coisa a acrescentar a isto!
powers
powers
Administrator

Number of posts : 1755
Age : 45
Localização : Vienna, Áustria
Registration date : 2008-09-13

https://upperfield.rpg-board.net

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by powers Wed Jun 02 2010, 13:35

Sobre o post propriamente dito: muito bom, o teu input, Danilo... ainda nao me demoveste de tirar José Saramago da minha pilha, mas é sempre bom saber pontos de vista...
powers
powers
Administrator

Number of posts : 1755
Age : 45
Localização : Vienna, Áustria
Registration date : 2008-09-13

https://upperfield.rpg-board.net

Back to top Go down

O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago Empty Re: O Evangelo segundo Jesus Cristo - José Saramago

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum