theUpperfield
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

+2
iceman
powers
6 posters

Go down

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Empty Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Post by powers Thu Nov 13 2008, 18:21

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Ensaio_sobre_a_cegueira1

Este livro foi uma experiencia e tanto...abre com um acontecimento inexplicável e daí em frente vemo-nos sufocados pela cegueira a que Saramago forca uma nacao inteira, é, entao, uma viagem por uma experiencia que ninguém inveja e que, nao só como fecha, também abre portas da percepcao, como todos sabemos, ele vai mais longe, mesmo até ao ponto da seguinte pergunta ser válida:

Será pior ser cego ou ser a única pessoa que ve numa terra de cegos?

Percebi a estória como um banho de imersao com um travo a fatalismo, assemelhando-se pela dureza das circunstancias ao 1984 de George Orwell, recomendo o livro hoje num dia em que o filme estreia pela mao do realizador de Cidade de Deus, Fernando Meirelles.

Nao quero dizer muito sobre o livro para a experiencia de quem confiar em mim ser completa, e por isso remato apenas com um Ensaio sobre a cegueira - José Saramago 3631 .


Last edited by Powers on Thu Nov 13 2008, 19:48; edited 1 time in total
powers
powers
Administrator

Number of posts : 1755
Age : 45
Localização : Vienna, Áustria
Registration date : 2008-09-13

https://upperfield.rpg-board.net

Back to top Go down

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Empty Re: Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Post by iceman Thu Nov 13 2008, 19:44

há q tempos q ando a tentar ter tempo pra ler este livro.
aliás, já me prometi a mim próprio q os próximos livros q ler serão do saramago.
provavelmente começarei por este mas o memorial do convento tb anda lá perto.
iceman
iceman
Indivíduo elfo jeitoso

Number of posts : 1844
Registration date : 2008-09-15

Back to top Go down

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Empty Re: Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Post by Nuno Thu Nov 13 2008, 21:29

Lembro-me de um dia o Rui me falar neste livro e desde então ainda não me esqueci..! Surprised Parece-me uma bela sugestão. Pode muito bem vir a ser o meu próximo livro em português assim que for a portugal e trouxer alguns para variar. Smile
Nuno
Nuno
Usuário respeitável

Number of posts : 552
Localização : Sønderborg - Danmark
Registration date : 2008-09-20

Back to top Go down

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Empty Re: Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Post by Nahar Thu Nov 13 2008, 23:10

Ainda não li este, mas o Memorial do Convento também será uma óptima primeira escolha, Danilo! Wink
Nahar
Nahar
Usuário respeitável

Number of posts : 434
Age : 45
Localização : Lisboa
Registration date : 2008-09-13

Back to top Go down

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago Empty Re: Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Post by powers Tue Nov 25 2008, 04:01