Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
+2
iceman
powers
6 posters
theUpperfield :: Literatura :: Livros
Page 1 of 1
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Este livro foi uma experiencia e tanto...abre com um acontecimento inexplicável e daí em frente vemo-nos sufocados pela cegueira a que Saramago forca uma nacao inteira, é, entao, uma viagem por uma experiencia que ninguém inveja e que, nao só como fecha, também abre portas da percepcao, como todos sabemos, ele vai mais longe, mesmo até ao ponto da seguinte pergunta ser válida:
Será pior ser cego ou ser a única pessoa que ve numa terra de cegos?
Percebi a estória como um banho de imersao com um travo a fatalismo, assemelhando-se pela dureza das circunstancias ao 1984 de George Orwell, recomendo o livro hoje num dia em que o filme estreia pela mao do realizador de Cidade de Deus, Fernando Meirelles.
Nao quero dizer muito sobre o livro para a experiencia de quem confiar em mim ser completa, e por isso remato apenas com um .
Last edited by Powers on Thu Nov 13 2008, 19:48; edited 1 time in total
Re: Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
há q tempos q ando a tentar ter tempo pra ler este livro.
aliás, já me prometi a mim próprio q os próximos livros q ler serão do saramago.
provavelmente começarei por este mas o memorial do convento tb anda lá perto.
aliás, já me prometi a mim próprio q os próximos livros q ler serão do saramago.
provavelmente começarei por este mas o memorial do convento tb anda lá perto.
iceman- Indivíduo elfo jeitoso
- Number of posts : 1844
Registration date : 2008-09-15
Lembro-me de um dia o Rui me falar neste livro e desde então ainda não me esqueci..! Parece-me uma bela sugestão. Pode muito bem vir a ser o meu próximo livro em português assim que for a portugal e trouxer alguns para variar.
Nuno- Usuário respeitável
- Number of posts : 552
Registration date : 2008-09-20
Ainda não li este, mas o Memorial do Convento também será uma óptima primeira escolha, Danilo!
Nahar- Usuário respeitável
- Number of posts : 434
Registration date : 2008-09-13
lol!
Não é de gozo, mas é engraçado o meco a beijar o Saramago...! Só me deixa com vontade de ver, para além de ler.
Não é de gozo, mas é engraçado o meco a beijar o Saramago...! Só me deixa com vontade de ver, para além de ler.
Encontro-me a ler este livro que, deixem-me dizer, é altamente... É o primeiro do Saramago que leio e estou positivamente surpreendido..!
Li e recomendo - achei um bocado pesado, mas... muito bom. Ainda não tive coragem de ver o filme.
Recomendo (para quem gosta do Sr. Saramago a leitura de "Evangelho segundo Jesus Cristo" - Ainda hoje sorriu quando recordo o anjo a explicar a José como Maria engravidou do Senhor: "Eh pá tu és homem sabes como é, Deus ía a passar e víu a rapariga a dormir de pernas abertas, não resistíu e..."
Muito bom como uma outra forma de ver o novo testamento. Para os Ateus é ainda uma boa sátira áquilo que nós crentes andamos a perseguir e venerar há tantos anos...
Recomendo (para quem gosta do Sr. Saramago a leitura de "Evangelho segundo Jesus Cristo" - Ainda hoje sorriu quando recordo o anjo a explicar a José como Maria engravidou do Senhor: "Eh pá tu és homem sabes como é, Deus ía a passar e víu a rapariga a dormir de pernas abertas, não resistíu e..."
Muito bom como uma outra forma de ver o novo testamento. Para os Ateus é ainda uma boa sátira áquilo que nós crentes andamos a perseguir e venerar há tantos anos...
Fallen Angel- Em asa
- Number of posts : 207
Registration date : 2009-02-01
Já me falaram desse livro há montes de tempo, é entao verdade que tem alguma comédia lá pelo meio...
Que fique finalmente em paz com Deus... abraco, Saramago!
Engracado, ontem eram tres dias de luto, hoje li só dois, no público. Na verdade, acho dois abuso...
Foram decretados 3 em Espanha mas só dois em Portugal... é pa compensar as cinzas que vão ficar cá
Fica a memória e os testemunhos, vai a carne e o poder criativo... Até à próxima, Saramago!
Fica a memória e os testemunhos, vai a carne e o poder criativo... Até à próxima, Saramago!
Bom remate. E o Algarve, como é, Refú? Eu nao sei se dá para ficares em casa do Basílio, em Tavira, mas arranjar qq coisa arranja-se sempre...tás a pensar ir quando? Eu quero ir a Lx um dia ou dois, podíamos partilhar uma viagem, hein?
powers wrote:Bom remate. E o Algarve, como é, Refú? Eu nao sei se dá para ficares em casa do Basílio, em Tavira, mas arranjar qq coisa arranja-se sempre...tás a pensar ir quando? Eu quero ir a Lx um dia ou dois, podíamos partilhar uma viagem, hein?
PM me com os teus detalhes
theUpperfield :: Literatura :: Livros
Page 1 of 1